antropologia
A. a superestrutura econômica das sociedades, ou seja, sua base econômica, determinaria a infraestrutura política e ideológica, sendo a cultura a somatória dessas relações, pois se inscreve no modus vivendi das sociedades.
B. a infraestrutura política e ideológica das sociedades, ou seja, sua base econômica, determinaria a superestrutura econômica, sendo a cultura a somatória dessas relações, pois se inscreve no modus vivendi das sociedades.
C. a infraestrutura econômica das sociedades, ou seja, sua base econômica, determinaria a superestrutura política e ideológica, sendo a cultura a somatória dessas relações, pois se inscreve no modus vivendi das sociedades.
D. a superestrutura política e ideológica das sociedades, ou seja, sua base econômica, determinaria a infraestrutura econômica, sendo a cultura a somatória dessas relações, pois se inscreve no modus vivendi das sociedades.
E. a infraestrutura econômica e política das sociedades, ou seja, sua base econômica, determinaria a superestrutura ideológica, sendo a cultura a somatória dessas relações, pois se inscreve no modus vivendi das sociedades.
0,1 pontos
Pergunta 2
1. Sobre as relações entre liberdade e cultura, aponte a única alternativa correta:
A.
Só há liberdade para aqueles capazes de desobedecer os padrões culturais de sua época.
B.
Os indivíduos têm plena liberdade em relação aos sistemas culturais vigentes em sociedade.
C.
A ideia de liberdade deve ser relativizada ao padrão cultural por meio do qual o indivíduo age.
D.
As referências comportamentais, inclusive para as condutas de obediência e desobediência, não são resultado do meio em que foi socializado.
E.
O indivíduo cuja cultura esteja relacionada com padrões culturais vigentes em sua sociedade, como cultura dominante, não pode ser considerado livre, pura e simplesmente