Antropologia
A idéia deste plano de ação é colaborar financeiramente para que um número maior de crianças possa ingressar na escolar de Ensino Fundamental de maneira digna e num ambiente mais acolhedor e saudável.
O projeto tem a intensão de envolver alunos de uma determinada escola particular em uma campanha para angariar fundos a fim de apoiar uma entidade ou escola previamente escolhida que necessite de ajuda financeira para continuar existindo.
Objetivo:
Os alunos envolvidos na campanha recebem uma “aula”, uma experiência de autonomia e responsabilidade assumindo um compromisso ativo para o desenvolvimento social do mundo o que é essencial para a preparação de sua vida adulta como cidadão ativo e participativo. Além disso eles experimentam a importância e satisfação que o esforço voluntário pode trazer por ajudar o outro. E por outro lado, a contribuição é uma ajuda concreta para um grande número de crianças carentes, que passam a ter acesso a uma escolar mais digna e com melhores condições físicas e estruturais para recebe-las. A idéia é buscar um significado pedagógico junto ao compromisso do desenvolvimento social.
Público Beneficiado:
Como observado previamente, além dos alunos que encabeçam a campanha o outro beneficiado é a escola, escolhida previamente, que mais necessite de ajuda financeira para poder continuar de portas abertas.
No caso deste projeto hipotético a escola escolhida está inserida dentro da ONG Alquimia, que atende mais de 100 crianças das favelas : Buraco quente, Levanta a Saia e Zoião, todas próximas a Avenida Roberto Marinho.
Descrição da Ação
Através da fabricação e venda de artesanato produzido pelas próprias crianças nas aulas de artes, além de alimentação e outras atividades variadas. Durante um determinado dia, que já deveria fazer parte do calendário escolar de todos os anos, a escolar é aberta para a comunidade local para que a venda dos objetos e alimentos produzidos possa acontecer. Pais e professores