Desenvolvimento sustentavel
Promover a elaboração e implementação de Agendas 21 Locais com base nos princípios e estratégias da Agenda 21 Brasileira que, em consonância com a Agenda 21 Global, reconhece a importância do nível local na concretização de políticas públicas sustentáveis.
A implementação da agenda 21 local se dará por meio de Planos de Desenvolvimento Sustentável. A parceria entre governo e sociedade, em todas as etapas de elaboração e implementação do Plano, é condição fundamental para a concretização desse objetivo.
Essa ação parte do princípio que o processo de construção das Agendas 21 Locais no Brasil deve ser articulado com os diferentes projetos, programas e atividades prioritários do governo e da sociedade, e consolidado a partir da: identificação e envolvimento dos agentes regionais e locais; definição das formas de parceria (técnica, financeira, científica) para a implementação das Agendas 21 Locais; análise, identificação e promoção de instrumentos financeiros para a implementação; difusão e intercâmbio de experiências dos diversos segmentos, municípios e regiões; divulgação das experiências bem sucedidas; organização e apoio aos municípios, organizações governamentais e não governamentais, movimentos sociais, empresas, instituições de pesquisa e ensino para a condução de seus processos; definição de indicadores de desempenho das Agendas 21 Locais; reavaliação das diretrizes para a Agenda 21 Local, a partir da Agenda 21 Brasileira.
Agenda 21 Passo a Passo
Agenda 21 - 1º Passo
1º PASSO: Mobilizar para sensibilizar Governo e Sociedade
MOBILIZAR PARA SENSIBILIZAR GOVERNO E SOCIEDADE, POR MEIO DE SEMINÁRIOS, OFICINAS, CAMPANHAS...
Não existe uma forma única para a construção de uma Agenda 21. Entretanto é certo que para tornar-se um instrumento de mobilização social ela necessita, em um primeiro momento, que seus conceitos e pressupostos sejam difundidos junto à comunidade, associação de moradores, movimentos