antropologia
“ O ser humano, define-se antes de tudo, como trindade indivíduo/sociedade/espécie: o indivíduo é um termo dessa trindade. Cada um desses termos contém os outros. Não só os indivíduos estão na espécie,mas também a espécie está nos indivíduos;incutindolhes,desde o nascimento, a sua cultura. (...) a cultura e a sociedade permitem a realização dos indivíduos,as interações entre os indivíduos permitem a perpetuação da cultura e a autoorganização da sociedade.” ( MORIN-2005)
ORIGEM DAS CIÊNCIAS
SOCIAIS
A Sociologia e a Antropologia nascem no século XIX, na Europa Ocidental, em um contexto de mudanças sociais,políticas e econômicas onde muitas pessoas deixavam o meio rural rumo às cidades,que viviam uma expansão desenfreada em termos de população e pobreza. Surgem as questões sociais resultando em revoltas e mobilização do povo por moradia,saúde,respeito humano,trabalho digno. Como Ciência histórica,a sociologia está ligada às condições de cada época e contexto. Ela se propõe a perceber o novo sem perder a capacidade de compreender como velhas questões sociais se reproduzem nesse novo.
CONCEITOS BÁSICOS DA
SOCIOLOGIA E
ANTROPOLOGIA
SOCIEDADE:organização humanamente fundada ou sistema de interrelações que articula indivíduos numa mesma cultura.
PRODUTOS DA INTERAÇÃO HUMANA –
COMPONENTES DA SOCIEDADE
CULTURA:conjunto de tradições, regras e símbolos que dão identidade ao grupo social, e são encenados como, sentimentos, pensamentos e comportamentos.
LINGUAGEM:um sistema de símbolos verbais através dos quais os seres humanos comunicam ideias,sensações e experiências. A linguagem não é somente um instrumento ou um meio de expressão, ela também estrutura e molda nossas experiências do mundo e o que observamos ao nosso redor.
VALORES: ideias que as pessoas compartilham sobre o que é bom, mau, desejável e indesejável. Normalmente eles são muito