Professora
O século XIX foi um período histórico marcado pelo colapso dos impérios da Espanha, China, França, Sacro Império Romano e de Mogol. Isso favoreceu o crescimento de influência do Império Britânico, Russo, Germânico, Japonês, e dos Estados Unidos da América, estimulando conflitos militares, mas também avanços científicos e de exploração.
Depois da derrota do Império Francês e seus aliados nas Guerras Napoleônicas, o Império Britânico começou a liderar o poder mundial, a controlar um quarto da população e um quinto do território mundial. Aplicado a Paz Britânica, incentivou o comércio, e lutou contra a pirataria. O século XIX foi uma era de invenções e descobertas, com significante desenvolvimento nos campos da Matemática, Física, Química, Biologia, Elétrica, e Metalurgia que lançou as bases para os avanços tecnológicos do século XX. A Revolução Industrial começou na Inglaterra. A Era Vitoriana foi afamada pelo emprego de jovens crianças em fábricas e minas, além de valores morais rígidos. O Japão embarcou num programa de rápida modernização após a Restauração Meiji, antes de derrotar a China, sob a Dinastia Qing, na primeira Guerra Sino-Japonesa.
Avanços medicinais, o conhecimento da anatomia humana e a prevenção de doenças que ocorreram no século XIX, foram responsáveis pela rápida aceleração do crescimento populacional no Hemisfério Ocidental. A população europeia dobrou durante o século XIX, de cerca de 200 milhões para mais de 400 milhões. A introdução de ferrovias, desde o primeiro grande avanço no transporte