Resumão Fisiologia
SISTEMA CIRCULATÓRIO
É constituído pelo Coração e por Vasos Sanguíneos, que são as artérias, arteríolas, capilares sanguíneos, veias e vênulas.
O Coração é composto por quatro câmaras, dois átrios e 2 ventrículos. Há valvas tricúspide e bicúspide e a função delas é controlar o sentido do fluxo sanguíneo. Nas paredes das artérias existem fibras elásticas e fibras musculares pois o sangue flui em alta pressão.
A circulação pulmonar serve para oxigenar o sangue. Do ventrículo Direito o sangue flui para a Artéria Tronco Pulmonar e para os Pulmões, onde o sangue é oxigenado, o sangue chega no Coração, Veia Pulmonar, Átrio Esquerdo e Ventrículo Direito e é levado para todo o corpo.
A circulação Sistêmica e é circulação após a circulação Pulmonar, do Ventrículo Esquerdo, o sangue passa pela Artéria Aorta para os tecidos para oxigena-los, então volta pelas Veias Cava para o Átrio Direito.
O sangue é formado por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.
A Homeostasia é o equilíbrio do organismo e a Homestase é a manutenção desse equilíbrio no meio interno, ambos possibilitam o intercâmbio do sangue em todas as células.
O Coração é um Automatismo, ou seja, ele é independente. O tecido Nodal, localizado no Nodo Sinoatrial, é um grupo de células cardíacas especializadas em formar os impulsos da sístole, que se propagam pelos átrios.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Na Ventilação Pulmonar ocorre a Hamatose que é a capitação de O² e a eliminação de CO². Vias aérias: narinas, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos. Os Alvéolos pulmonares são considerado como superfície respiratória, que é onde ocorre a hematose. Ela só é possível se houver três fatores: Umidade, membrana fina e intensa vascularização.
Na Inspiração ocorre a contração do músculo do diafragma, músculos intercostais externos e internos e o músculo peitoral menor.
Na Expiração ocorre a descontração dos músculos inspiratórios, a contração dos músculos intercostais