Resumão fisiologia cardiovascular
BASES MORFOLÓGICAS DA FUNÇÃO CIRCULATÓRIA
Em mamíferos adultos, o sistema circulatório é composto por dois circuitos completamente separados de sangue (rico em O 2 e pobre em O2) e serve para transportar e distribuir substâncias essenciais aos tecidos, bem como para remover os produtos do metabolismo.
Este sistema tem, basicamente, a função de transportar:
CO2, O2, nutrientes e metabólitos;
Água e eletrólitos para a manutenção da homeostase;
Ácidos e bases para a regulação do pH;
Calor para a superfície corporal, participando da regulação térmica;
Hormônios, favorecendo a comunicação entre as células;
Componentes do sistema de defesa celular e humoral.
Observando o esquema ao lado, podemos perceber que o sangue rico em O 2 (representado em vermelho)
chega ao coração, no átrio esquerdo, passa ao ventrículo esquerdo através da valva mitral, de onde é ejetado através da valva aórtica, chegando assim à principal e mais calibrosa artéria do sistema, a aorta. O sistema arterial
(em vermelho) segue se subdividindo em artérias menores, arteríolas, até que chega aos capilares, onde efetivamente ocorre a troca gasosa (hematose) em todos os tecidos do organismo.
Após a troca gasosa, o sangue, agora pobre em O 2 prossegue pelas vênulas, atingindo as pequenas veias, até chegar às veias mais calibrosas do sistema, que são as veias cava. O sangue que flui pelas veias cava chega ao átrio direito, passa pela valva tricúspide para atingir o ventrículo direito, de onde é ejetado através da valva pulmonar, chegando assim à artéria pulmonar e conseqüentemente aos pulmões, onde sofrerá nova oxigenação, para então, iniciar um novo ciclo.
Faz-se necessário ressaltar que a quantidade de sangue que chega aos tecidos é variável, e depende da demanda de um ou de outro sistema. Por exemplo, em situações de exercício intenso, os músculos esqueléticos necessitam de um maior aporte de O2 e por isso,