Antropologia
Assista ao vídeo indicado: http://www.youtube.com/watch?v=6QyBeVpHdVg O vídeo, em questão, revela que, embora vivamos num mundo cada vez mais globalizado, ainda existem povos isolados, vivendo sua cultura sem influências externas ou, melhor dizer, sem a influência das culturas desenvolvidas.
Embora as consideremos isoladas, é necessário admitir que elas mesmas já sofreram influências de outras culturas primitivas e que, de alguma forma, já passaram por transformações no seu meio social.
Consideremos que o ideal seria não ter contato nenhum, mas quem pode imaginar que isto se eternize? Sedo ou tarde o mundo que chamamos desenvolvido chegará por lá e, sem proteção alguma, poderão sofrer um processo de transculturação, com a perda dos elementos mais básicos de uma cultura: sua língua, suas tradições, sua arte.
Uma pesquisa de campo nesta tribo indígena será uma imersão nesse lugar, um mergulho na cultura desta tribo. A vantagem de compreender e interpretar estas culturas, nos dias de hoje, está diretamente ligado a proteção para que estes povos mantenham sua base social e cultural com os elementos mínimos necessários para se manterem vivas.
Se por um lado observaremos coisas exóticas, por outro lado também seremos exóticos para eles. Cabe ao observador, o etnógrafo, uma postura pluralista, com o rigor científico necessário.
Uma pesquisa de campo não acontece sem o contato direto e, por mais cuidado que se possa ter, os nossos hábitos mais básicos, vestimentas, anatomia física e