Antropologia
Antropologia
O que é a antropologia e quais os ramos da antropologia?
A Antropologia é uma área que visa o estudo do homem. É uma ciência social comportamental e humanista que procura conhecer o Homem no seu todo, integrado na sua cultura. É através da cultura que a Antropologia estuda o Homem.
Antro → Homem
Polo → Conhecimento
A antropologia tem como objectivo compreender o homem enquanto indivíduo, e as relações que este estabelece com os outros indivíduos ou grupos e estes com a natureza. E tem como objecto de estudo o homem no seu todo, integrado numa cultura, ou seja, as suas manifestações e a sua actividade.
Assim, a antropologia pode estudar também a nossa sociedade, não apenas a partir de um conjunto de aspectos exteriores e materiais, mas como provida de sentido e de significações. Existem dois ramos diferentes da antropologia:
Antropologia física – é o estudo da evolução do homem a partir do seu corpo/esqueleto. Entender as diferentes adaptações. Ver até onde ele foi evoluindo/submetido a mudanças, que o levaram a ser como é hoje em dia, embora as transformações sejam contínuas. O homem de hoje é apenas “mais um”. Os outros vão servindo de objecto de estudo de modo a entender o processo de evolução a que o homem foi sujeito.
A Antropologia Social e Cultural é o estudo dos homens na comunidade onde
pertencem.
O
antropólogo
vai
recolher
informações, vai sentir, interpretar, vai viver a situação algum tempo para poder investigar. De modo a entender e dar conhecimentos sobre as suas formas de vida urbana. Revelam também algumas afinidades (calendários religiosos, desportivos, anuais) com outras civilizações o que leva a reconstrução de um modo de vida comum, embora aparentemente que não tenham nada a ver. Aproximação na vida comunitária.
Inserido no campo da antropologia cultural estão:
A arqueologia (procura estudar o comportamento humano através do estudo de materiais,