AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Brenda de Araújo Sousa1
Matheus Rufino Fernandes Gama1
Antônio Victor Portela Nóbrega 2
Maria de Nazareth Fernandes Martins3
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo investigar as metodologias e as estratégias de avaliação utilizadas pelos professores, partindo do pressuposto de que os métodos de avaliação devem ser utilizados com a intenção de auxiliar no processo de construção da aprendizagem. O texto abordará a concepção de avaliação segundo a visão de professores de física e matemática; abordando os métodos e os critérios utilizados na avaliação da aprendizagem escolar dos educandos, observando se essa avaliação está voltada para uma perspectiva democrática ou antidemocrática do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras- chave: avaliação; conhecimento; ensino-aprendizagem; construção.
INTRODUÇÃO
Avaliar é uma atividade intrínseca e indissociável a qualquer tipo de ação que vise provocar mudanças. Nesse sentido a avaliação é uma atividade constituinte da ação educativa, quer nos refiramos à avaliação do projeto educativo, avaliação do ensino ou avaliação de aprendizagem. Por ser reflexão da ação podemos inferir que a avaliação torna-se a possibilidade de superação da própria ação e que, se permanente, provocará mudanças na ação educativa, rumo à efetivação de sua intencionalidade.
Nos dias de hoje, a avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico. Envolve autoestima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo, filosofia de vida, sentimentos e posicionamento político. Embora essas dimensões não sejam perceptíveis a todos os professores, observa-se, por exemplo, que um professor que usa o erro do aluno como ponto inicial para compreender o raciocínio desse educando e rever sua prática docente, e, se necessário, reformulá-la, possui uma posição bem diversa daquele que apenas atribui zero àquela questão e continua dando suas aulas da mesma maneira. Do mesmo modo, o