Protocolo TCP/IP
Curso
Técnico em Redes de Computadores
Protocolos de Comunicação
TCP/IP
Leo Carlos de Oliveira Junior
Turma 9
Sumário
O que são protocolos?
Sobre o TCP/IP
Configurações a respeito
Conclusão
Bibliografia
O que são protocolos?
Afinal qual pode ser a definição de protocolos? No dicionário podemos observar como sendo; um conjunto de regras ou critérios cumpridos numa dada atividade seja na execução, avaliação ou aceitação de materiais, produtos ou equipamentos, uma espécie de rotina. No mundo dos computadores não tem um sentido longe deste conceito. Observamos que se trata de regras e uma forma de comunicação entre as máquinas, um idioma ou linguagem das mesmas se preferir.
Existem diversos tipos de protocolos de rede, variando de acordo com o serviço a ser utilizado. De maneira geral há dois tipos de protocolos: Abertos e Proprietários (ou Específicos). Os protocolos Abertos são os protocolos padrões da internet. Este pode se comunicar com outros protocolos que utilizam o mesmo padrão de protocolo, já os protocolos Proprietários são feitos para ambientes específicos (daí o seu nome), pois ele apenas pode comunicar com uma plataforma padrão.
Sobre o TCP/IP.
Para se ter uma comunicação em uma rede de computadores é necessários que o protocolo estabelecido seja o mesmo para todas as máquinas, pois caso tenha diferença na linguagem de um para outro, a comunicação será falha e interrompida. Antes da fama da internet sobrevier, haviam diferentes protocolos utilizados nas empresas sendo alguns deles; TCP/IP, NETBEUI, IPX/SP e Apple Talk.
Com o aumento da popularidade da internet o protocolo que veio sendo adotado como padrão foi o TCP/IP e não só na internet como também nas redes internas da maioria das empresas e indústrias. Como pode se perceber o TCP/IP surge da fusão de vários protocolos sendo os mais importantes entre eles; O TCP (Um protocolo de