Protocolo tcp/ip
Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo de Internet.
ATENÇÃO
O TCP/IP não é um protocolo.
TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.
O TCP/IP não é um protocolo, e sim um conjunto de protocolos que inclui diversos regramentos especiais para transporte de dados, como o IP, TCP e UDP.
Ele é apenas chamado de TCP/IP, pois o TCP e o IP são os dois protocolos mais importantes incluídos nesse conjunto.
ATENÇÃO EXPRESSÃO DE PROVA
Todo microcomputador, para funcionar em rede, deve possuir um endereço IP. Este endereço IP é um número que identifica um microcomputador.
O número – protocolo – IP é um conjunto de 04 octetos binários, que depois, pelo computador, são transformados em números decimais. Citamos como exemplo de número IP 192.168.0.1. Este IP será atribuído ao microcomputador quando estiver conectado a uma rede.
O entendimento desse tópico é válido para IP versão 4 ou IPv4.
PROTOCOLO TCP
O TCP é a sigla da língua inglesa para a palavra Transmission Control Protocol ou traduzindo para nossa língua: Protocolo de Controle de Transferência.
Trata-se do principal protocolo responsável pela transmissão de dados.
Este protocolo possui diversos controles internos – algoritmo -, tornando-o orientado a conexão, de modo a garantir o não perdimento de dados quando enviados em uma rede.
É o protocolo de maior uso em rede de quando se quer transmitir dados.
PROTOCOLO UDP
O UDP vem da língua inglesa User Datagram Protocol ou, traduzindo, protocolo de transmissão de dados, porém com muitas diferenças em relação ao TCP.
Este tipo de protocolo de comunicação não é orientado a conexão, ou seja, não há qualquer tipo de garantia que o pacote ou dados irá chegar ou não.
A grande vantagem deste protocolo é sua utilização em tempo real, uso de difusão de dados, como voz e