Protocolo tcp/ip
TCP/IP
Introdução
Um protocolo é uma linguagem usada para permitir que dois ou mais computadores se comuniquem. Assim como acontece no mundo real, se eles não falarem a mesma língua eles não podem se comunicar.
O TCP/IP não é na verdade um protocolo, mas sim um conjunto de protocolos – uma pilha de protocolos, como ele é mais chamado. Seu nome, por exemplo, já faz referência a dois protocolos diferentes, o TCP (Transmission Control Protocol, Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol, Protocolo de Internet). Existem muitos outros protocolos que compõem a pilha TCP/IP, como o FTP, o HTTP, o SMTP e o UDP
O TCP/IP segue as seguntes camadas:
Aplicação
Transporte
Internet
Interface com a Rede
Camada de Aplicação
Esta camada faz a comunicação entre os programas e os protocolos de transporte. Existem vários protocolos que operam na camada de aplicação. Os mais conhecidos são o HTTP (HyperText Transfer Protocol, Protocolo de Transferência Hipertexto), o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, Protocolo Simples de Transferência de Correspondência), o FTP (File Transfer Protocol, Protoloco de Transferência de Arquivos), o SNMP (Simple Network Management Protocol, Protocolo Simples de Gerenciamento de Redes), o DNS (Domain Name System, Sistema de Nome de Domínio) e o Telnet.
Quando um programa cliente de e-mail quer baixar os e-mails que estão armazenados no servidor de e-mail, ele efetuará esse pedido para a camada de aplicação do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo SMTP. Quando você entra um endereço www em seu navegador para visualizar uma página na Internet, ele se comunicará com a camada de aplicação do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo HTTP (é por isso que as páginas da Internet começam com http://). E assim por diante.
A camada de aplicação comunica-se com a camada de transporte através de uma porta. As portas são numeradas e as aplicações padrão usam sempre uma mesma porta. Por exemplo, o protocolo SMTP utiliza sempre