Protocolos TCP/IP
A arquitetura de protocolos TCP/IP é a sucessora da antiga ARPANET. Quando a ARPANET começou deixar de ser apenas uma rede de pesquisas para órgãos governamentais e universidades americanas, houve problemas de interligação com as redes de rádios e satélites, sendo assim, pesquisadores criaram o padrão de protocolos TCP/IP que é utilizado até hoje. O sucesso do padrão TCP/IP advém da facilidade de implantar o protocolo IP em variados tipos de dispositivos e equipamentos.
Na arquitetura TCP/IP há quatro camadas de protocolos, a começar pela mais baixa: Enlace, Rede, Transporte, Aplicação.
Aplicação
Transporte
Rede
Enlace
Camada de Enlace
São os protocolos que cuidam da comunicação da parte física.
Camada de Rede
É a camada que dentre outros protocolos, está o protocolo de endereçamento IP. É esta camada que é responsável em entregar um pacote de um dispositivo para outro, mesmo que estes dois não estejam em uma mesma rede, ou seja, não existe conexão direta entre eles, pois, se o destino não estiver na mesma rede, o pacote é enviado para o servidor Gateway que o encaminha para o próximo roteador até que o pacote seja entregue. Obriga as camadas superiores a entregar os pacotes na mesma ordem em que foram enviados.
Camada de Transporte
Existem dois protocolos nesta camada, o protocolo TCP e UDP. O protocolo TCP é orientado à conexão, portanto, ele verifica se o pacote foi recebido, pois, o emissor recebe uma resposta. Já o protocolo UDP não é orientado a conexão, portanto, ele só envia os dados não se preocupando se chegou no destino. Esses protocolos atribuem a cada programa da camada de aplicação, um número de porta. Portanto, os dados são entregues no programa correto, como por exemplo, um cliente de e-mail ou um browser.
Camada Aplicação
Cada programa utiliza um protocolo da camada de aplicação para usar a rede. Alguns dos protocolos são: HTTP (utilizado nos