Resumo e pontos importantes do livro aprender antropologia
Observar para conseguir criar modelos para que possa haver comparação de sociedades entre si. A reflexão de um objeto a distância, permitindo a constituição progressiva.
- Projeto Antropológico:
Construção de um número de conceitos, sendo o próprio conceito de homem, sendo objeto de saber, não sendo apenas reflexão, mas sim como observação.
O impensado, as relações sociais o pensamento.
- Método de Análise:
O método indutivo, grupos sociais podem ser considerados como sistemas naturais, devem ser estudados a partir da observação dos fatos, extraindo princípios gerais que hoje em dia, nominado de leis.
- Viagens Filosóficas:
Missão científica contemporânea, os filósofos Buffon, Voltaire, Rosseau, Diderot clareando com suas reflexões, as observações trazidas pelo viajante.
O essencial para todos é observar os filósofos naturalistas do século da luz.
- Antropologia Evolucionista: O atraso de outras sociedades, visando os critérios do Ocidente do século XIX, o progresso técnico e econômico como prova de evolução. O pesquisador efetuando de um lado a definição da pesquisa.
- Século XIX: No século XIX, houve criação das sociedades cientificas de etnologia, criação de cursos de universidades, e, sobretudo criação de museus, como o que foi fundado no palácio do Trocadero o atual museu do Homem.
- Etnografia:
Aprender de forma que si mesmo efetue no campo da própria pesquisa, o pesquisador recebe, analisa e interpreta, tendo permanecido na metrópole.
Ele aprende então a viver como eles, falar na língua nativa, pensar na língua nativa e sentir suas próprias emoções dentro de si.
- Fundadores da Etnografia:
Boas e Malinowski fundaram a etnografia antes da primeira guerra mundial, primeiro recolhendo os fatos no campo, a antropologia ainda precisava criar instrumentos que permitissem construir um objeto cientifico.
- Filósofo Boas:
Suas pesquisas pioneiras iniciadas no fim do século XIX, eram conduzidas de um ponto de