Antropologia
Resenha : Sociedades Indigenas : Introdução ao Tema da Diversidade Cultural
Vivemos em uma sociedade onde ainda ocorre muitas formas de preconceitos com os povos indigenas , o homem comtemporaneao pensa que so existe uma unica sociedade , ou seja as civilizadas . Porem deve-se lembra como a autora cita logo no inicio do texto os noticiarios mesmo trantando-os de forma peconceituosa , revelam que os povos indigenas existem sim e fazem parte do nosso pais ,contribuem muito no cenário político, econômico e social . Os povos indigenas foram de grande importancia para o surgimento da misigenação brasileira .
A diversidade cultural dos povos indigenas é muito rica e sempre existiu , a diferença entre as culturas indígenas e a nossa sociedade é enorme e precisa ser passada nas escolas para que os alunos possam ter noção de como os povos indigenas tem sua contribuição para a sociedade em que vivemos . Vale lembrar que além da nossa sociedade brasileira temos as outras sociedades , mas vemos muitas das vezes a comparação entre as diversas sociedades com certo grau de preconceito. Na sociedade indígena vemos também este preconceito quando escutamos o termo: Homens brancos, como eles chama as sociedades civilizadas .
A cultura diz respeito a uma capacidade comum a todos os individuos onde cada um possui sua proria cultura ou aquela que é imposta por a sociedade em que vive , por isso é compartilhada formulada e transformada por um determinado grupo social. Cada ser humano vive e age conforme um código simbólico conforme aquilo que é passado para ele .
Os índios como qualquer outro ser humano vive de acordo com a sua cultura, sem a existência de maneira natural, instintiva ou inata de interagir com o meio ambiente.
Os povos indígenas reconhecem o territorio como seu a partir do uso que fazem dele, sendo que a terra é coletiva e não individual, pois todos possuem um papel de responsabilidade para a o