Gerenciamento de Projetos e Comportamento Organizacional
Coordenação de atividades com o objetivo de atingir os interesses dos stakeholders;
Ponto determinante para o sucesso dos projetos é a escolha adequada da estrutura da empresa;
Ao trabalhar com Gerenciamento de Projetos temos que definir com clareza, antes de tudo, o tipo de estruturação da empresa. A canalização do gerenciamento de projetos passa pela estrutura da organização que, em sua maioria, ainda é funcional, mas que vem sofrendo uma crescente significativa em outras estruturas, como a projetizada ou matricial. Estas alternativas estruturais surgem devido à percepção dos executivos de que a organização necessita de maior dinamismo e reestruturação rápida, conforme as necessidades do mercado (Kerzner, 2001).
A adequação da estrutura organizacional ao projeto, trouxe a necessidade de uma análise individual de vários fatores para a definição da estrutura mais adequada ao projeto, pois não há uma estrutura organizacional única para todos os casos. Os fatores que influenciam na escolha da estrutura organizacional de um projeto são: tamanho do projeto; duração do projeto; experiência da organização no gerenciamento de projetos; filosofia da alta gestão da empresa quanto ao gerenciamento; localização física do projeto; recursos disponíveis e aspectos específicos do projeto (Kerzner, 2001).
Com essas informações levantadas é preciso conhecer os tipos de estruturas organizacionais. Como já citado, a estrutura funcional ou tradicional é a mais vista nas organizações, pois ainda está na fase de reconhecimento pela alta administração. Esta é uma estrutura que como o próprio nome sugere, coloca o projeto dentro das funcionalidades da empresa, ou seja, dentro dos departamentos técnicos e o responsável pelo projeto passa a ser o gerente funcional. Ela apresenta dentre seus aspectos positivos uma flexibilização no uso dos recursos humanos necessários ao projeto; por geralmente se tratar de um mesmo departamento, os especialistas