Antropologia
Escolha uma:
a. do reforço da noção de desenvolvimento unilinear e totalizante sob as práticas culturais
b. da ênfase no determinismo geográfico.
c. aceitação ao reducionismo cultural.
d. relação entre a pesquisa de campo propriamente dita e a construção do texto.
e. da defesa ao determinismo biológico.No esforço de reconstruir os critérios internos que cada cultura utiliza para a sua auto-reflexão, como afirmam Gilberto Velho e Viveiros de Castro, o movimento histórico da Antropologia enquanto campo de saber superou sua função como uma ciência que estava atrelada a interpretação das culturas exóticas da época colonialista e passou ter uma outra abordagem, qual seja, a de:
Escolha uma:
a. verificar em que domínios cada cultura atingiu maior elaboração.
b. se limitar a analisar apenas as sociedades exóticas.
c. descobrir o que é mais desprezível em cada cultura.
d. analisar as culturas como variantes de um mesmo e único processo evolutivo liderado pela tutela e a referência da sociedade ocidental.
e. identificar o que todas as culturas tem de semelhante.
QUESTÃO 4
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s). Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As críticas tecidas por Geertz a Bronislaw Malinowski revelam que para obter o ponto de vista dos nativos não é preciso morar com eles, tornar-se um nativo ou copiá-lo, mas sim procurar conversar e situar-se entre eles para captar o sentido das ações sociais que são compartilhados entre os indivíduos. Deste modo, o etnógrafo “deve atentar-se para o comportamento e, com exatidão, pois é através do fluxo do comportamento – ou mais precisamente, da ação social – que as formas culturais encontram articulação. Identifique afirmativa revela o papel do etnógrafo em campo