trabalho
Duque de Caxias
Agosto/ 2014
Resumo do tecido nervoso
Trabalho apresentado ao professor Rodrigo Gonçalves, pelos alunos Ana Beatriz Rebellato Feres e Kayra Cristina Duarte, matrícula 4207163 e 4004659, como avaliação da disciplina de Morfofisiologia II
Duque de Caxias
Agosto/ 2014
Tecido Nervoso
O tecido nervoso acha-se distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações, que constitui o sistema nervoso. Anatomicamente, este sistema é divido em: sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo, constituintes neuraisdo sistema fotorreceptor e medula espinhal, e sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e por pequenos agregados de células nervosas denominados gânglios nervosos. Os nervos são constituídos principalmente por prolongamentos dos neurônios (células nervosas) situados no SNC ou nos gânglios nervosos.
O tecido nervoso apresenta dois componentes principais: os neurônios, células geralmente com longos prolongamentos, e vários tipos de células da glia ou neuroglia, que sustentam os neurônios e participam de outras funções importantes.
No SNC há uma segregação entre os corpos celulares dos neurônios e os seus prolongamentos. Isto faz com que sejam reconhecidas no encéfalo e na medula espinhal duas porções distintas, denominadas substância branca e substância cinzenta.
A sunstância cinzenta é formada principalmente por corpos celulares dos neurônios e células da glia, contendo também prolongamentos de neurônios.
A substância branca não contém corpos celulares de neurônios, sendo constituída por prolongamentos de neurônios e por célula da glia. Origina-se da presença de grande quantidade de um material esbranquiçado denominado