Antropologia
São, por assim dizer, condicionados a um padrão cultural. Endoculturação significa interiorização, assimilação, apropriação, absorção, aprendizagem. É um processo social que se inicia na infância mediado pela família, pelos amigos, posteriormente, a partir da escola, da religião, do clube, do trabalho, do partido político e de tantos outros grupos sociais.
A endoculturação acontece de forma sistemática, quando se dá através de mecanismos e instituições que se utilizam de metodologias formais para a transmissão do conhecimento e de forma assistemática, quando os indivíduos adquirem o conhecimento a partir da experiência do cotidiano, sem que haja uma demarcação formal dos ensinamentos.
Após terem internalizado, determinado seu padrão cultural, os indivíduos continuam em processo de mudança, transformação, não apenas porque a sociedade e o homem são dinâmicos, mas também porque existe o contato entre as culturas, que trocam ou fundem seus modos de vida: é o que chamamos de aculturação.
A aculturação é o processo de troca e/ou fusão entre culturas. Através do contato prolongado ou permanente, duas ou mais culturas permutam entre si seus valores, conhecimentos, normas, hábitos, costumes, símbolos, enfim, seus traços culturais. Nesse processo, uma cultura se caracteriza como doadora e a outra como receptora, o que não significa dizer que este seja um processo de via única, ou seja, quando em contato, todas as culturas podem sofrer mudanças, pois ocorre aí um processo de influxo recíproco (ULLMANN, 1991).
A aculturação ocorre mediante três possibilidades:
a) Livre
– Quando se dá de forma espontânea, pacificamente. Quando não há nenhum tipo de dificuldade, confronto ou choque entre as culturas.