Antropologia
Na Europa ocorreram transformações e assim se deu por consequencia no mundo todo que destruturaram o sistema feudal e dando assim origem a um novo sistema.Essa Grande crise atingiu indiscriminadamente o campo e a cidade, causando a fome, epidemias e as guerras.
A Crise se agravou na medida em que os senhores feudais viram seus rendimentos declinarem devido à falta de trabalhadores e ao despovoamento do campo.
2- Explique o processo de formação dos estados nacionais.
Aliança entre a burguesia e o rei, formados a partir de fins do século XIV em Portugal e durante o século XV na França, Espanha e Inglaterra, evoluiram no sentido do absolutismo monarquico. Sistema Politico o qual o rei detém o poder total, cabendo-lhe o direito de impor leis e obediência aos súditos.
3- Quais as Caracteristicas do mercantilismo?
Expansão marítima comercial e a conquista de novos mercados fornecedores de matérias-primas e mão-de-obra;
Busca incessante do lucro, através da manutenção de uma balança comercial de superávit, ou seja, exportar sempre mais do que importar; idéia metalista- nível de riqueza de um país medido pelo montante de ouro e prata acumulado em seu tesouro nacional;
Absolutismo monárquico- poder político centralizado em torno do rei que constituia-se na autoridade maior do sistema, com o estado contralando a politica econômica em favor dos interesses burgueses.
4- Caracterize o renascimento e o mercantilismo.
Renascimento foi um movimento intelectual que marcou a cultura européia entre os séculos XIV e XVI, originario da Itália e irradiado por toda Europa.
Está associado ao humanismo e fundamentado nos conceitos da civilização da antiguidade clássica, representou uma nova visão de mundo que atendia plenamente aos interesses da burguesia em ascensão.Suas principais caracteristicas eram o racionalismo, crença na razão como forma explicativa do mundo em oposição a fé; o antropocentrismo,