Antropologia
Moda e Vestimenta
Introdução
A moda e as roupas passaram por várias transformações, muitas vezes seguindo as mudanças físicas e principalmente sociais que ocorreram dentro de um determinado período. Pode ser considerada o reflexo da evolução do comportamento. Uma espécie de retrato da comunidade. É uma linguagem não verbal com significado de diferenciação. Instiga novas formas de pensar e agir. Tratar de moda implica lidar com elementos mais complexos, especialmente quando combinados. Entrando nesse assunto, abrange-se valores como imagem, autoimagem, autoestima, política, sexo, estética, padrões de beleza e inovações.
A roupa será sempre nosso principal referencial e as diversas modas, entendidas como padrões estéticos e de comportamento adotados temporariamente por uma sociedade.
Antropologia/Moda/Tempo
Somos a única espécie no mundo que não possuem plumagem nem escamas, por outro lado, somos a única que se vestem e quanto mais peças vestimos, mais nos expressamos ou nos expomos.
Pela a antropologia existiu dois motivos primordiais para os seres humanos começarem a se vestirem: Ou pelo frio, humidade e proteção contra espinhos e pedras ponte agudas e também por pudor.
Mesmo que algumas tribos estivessem nuas, o que era a nudez para aquele grupo especifico? Estavam nuas? Ou os colares, brincos e joias indigenas não eram uma forma de vestir-se e de não estar nu?
Seja em caráter étnico(quando nossas roupas estão a associadas a grupos específicos culturais para agregar valores e identificar os individuos que fazem parte) ou ainda em caráter de gostos pessoais, influência da moda estaremos sempre nos vestindo.
Alguns movimentos e influências
1920 - Melindrosa
Melindrosa 1920
A década de 20 recebeu o apelido de Anos Loucos, foi um período de liberdade entre duas guerras, animado pelo som de uma nova e vibrante música, dotada de swing e sensualidade que provocou impacto na platéia da época, as
Jazz Bands.
Antes