ANTROPOLOGIA
Portugal nao experimentou o feudalismo, ele é marcado por instituições européias. A diversidade cultural se expressa através de experiência históricas que não são apreensivos a partir de uma única li geral.
Ideias de Franz boas: 1)o homem nao herda se nao potencialidade cujo desenvolvimento depender de um determinado ambiente físico e social 2)As causas da mazelas sao causas sociais e nao causas raciais . 3)A mestiçagem nao degrada por si. O mal do mestiço nao esta nisso,mas em causas sociais. Apenas possuem meios desfavoráveis que lhes darão menor capacidade de desenvolvimento. 4)Proletariados miseráveis,mal nutridos . 5) autor que vai ser importante na cientifização da antropologia
Situação de Franz :
Franz nunca foi antropólogo do direito. Embora ele jamais tenha sido um antropólogo do direito, foi um autor tão bom que refletiu no Ambito jurídico .
Segundo Norbert rouland existem 3 aspectos que expressam os reflexos da tese do franz boas:
1) a tendência de rejeitar leis universais da história aplicadas a analise do desenvolvimento do direito
2) uma progressiva ênfase na diversidade do sistemas juridicos e nao mais em sua suposta unidade: franz boas insiste na diversidade de etnias . Apresenta múltiplas formas de expressão. Captar a pluralidade jurídica .
3) no plano metodológico a insistência na elaboração de estudos monográficos mais circunscritos (no que concerne a objetos )porém mais rigorosos. A preocupação que franz tem com o método vai também aparecer no campo da antropologia jurídica.
Perspectiva da antropologia
Norte : questão naturalista
Britânica: funcionalismo - autores: polonês bronislaw malonowski e Alfredo r. Radcliffe-brown
-Malinowski: crime and custom in savage society (1926)
-Radcliffe: versão em português no Xerox : atribute and function on primitive society (1952)
Funcionalismo
Conceito: Perspectiva teórica que prioriza a analise da função . Função que os