PSICOPEDAGOGIA INFANTO-ADOLESCENTE: Rumo às novas descobertas.
Mabson de Jesus Gomes dos Santos
Especialista em Gestão Educacional, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade Santa Fé/MA. Cursando Pós-Graduação em Metodologia de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci/SC. Graduado em Licenciatura em Pedagogia com habilitação nas disciplinas pedagógicas do ensino médio/CE.
Claudio Gonçalves da Silva
Doutor em Entomologia, pela Universidade Federal de Lavras. Graduado em Ciências Licenciatura Plena – Habilitação em Biologia.
RESUMO
Este artigo apresenta concepções sobre psicopedagogia e as atividades desenvolvidas pelos atuantes profissionais como auxiliares no desenvolvimento da criança diante de várias dificuldades encontradas no seu processo de crescimento para as suas habilidades. A prática psicopedagogia, pode ser compreendida como um processo de ajuda que acompanha a criança em seu percurso maturativo, que evolui desde a expressividade motoro (movimento muscula) e do movimento até o acesso à capacidade de autonomia, independência e aquisições mais elaboradas, como por exemplo, as intelectuais. Sabe-se que a qualidade e a abrangência dessas práticas condicionam o desenvolvimento futuro da criança. Daí a urgência de se efetivar reestruturações no espaço escolar público e privado, bem como orientações às famílias. Incluem-se nesse processo estudos reflexivos da teoria e da prática, como orientações às famílias. Incluem-se nesse processo estudos reflexivos da teoria e da prática, como orientações às famílias.
PALAVRAS-CHAVE: O bebê, A infância e Puberdade e Adolescência. INTRODUÇÃO O presente documento pretende ressaltar reflexões sobre questões da Psicopedagogia como suporte para necessidade de interação.
Ao nascer e durante a