Introdução à Karl Marx
O pensamento materialista aborda as relações materiais estabelecidas no modo de produção e como produzem seu meio de vida, assim formando a base de todas as relações. “As formas como os indivíduos manifestam sua vida reflete naquilo que são”.
Marx seguia as ideias iluministas, buscava a verdade a acreditava na razão como um instrumento para a formação de uma sociedade mais justa, pois esta se relaciona com fenômenos naturais e sociais. Embora suas teorias tenham sido formuladas em meados do sáculo XVIII, no período da revolução industrial, suas ideias continuam sendo estudadas e propagadas na atualidade.
Para Feuerbach, seguidor das ideias de direita de Hegel (idealista que defendia a libertação como forma de liberar a autoconsciência), a alienação esta associada a religiosidade de modo que o individuo se submete a forças divinas, embora criadas por eles próprios , mas que são percebidos como autoridades superiores e independentes.
Outro ponto importando nos estudos da sociedade é a interação do homem com a natureza. O ser humano acredita dominar a natureza, consequentemente modifica a flora e a fauna, mas para isso organiza-se em sociedade, estabelecendo relações sociais. Para conseguir suprir todas as suas necessidades e perpetuar sua espécie vivem num sistema de cooperação, pode ser por simples interesses individuas, onde entra as classes sociais para separar os indivíduos, ou coletividade, em que buscam o crescimento em grupo.
Na sociedade produtiva além de produzir apenas o que lhe convém para sobreviver, o homem gera produtos além do material,