Antropologia
1) O Determinismo Geográfico explica que as diferenças do ambiente físico determinam a diversidade cultural. A crítica está em dizer que é possível e comum haver uma ampla diversidade em um mesmo ambiente. Pois o ambiente influência, mas não determina os costumes. Um exemplo de Determinismo Geográfico está em dizer que os brasileiros são comunicativos porque vivem em um país de clima tropical. Ou que os gaúchos tomam chimarrão porque vivem em lugar frio. Ou ainda que os moradores de uma favela são todos marginais.
2) Determinismo Biológico são teorias que atribuem capacidades a raças específicas ou determinado grupo de seres humanos. Por exemplo o fato de muita gente ainda acreditar que um negro é menos capaz. Outro exemplo seria que uma criança sueca trazida para o Brasil, para viver com uma família sertaneja, deveria crescer como um sueco, pois é de sua capacidade genética. Nunca foi provado cientificamente que as raças sejam superiores ou inferiores. A diferença genética não determina as diferenças nas capacidades.
3) O conceito de "Civilização" Francês é um conceito universalista, onde a cultura da humanidade é única, a mesma para todos. Diferente do conceito "Kultur" Alemão que é particularista, onde cada povo tem um espírito, uma cultura nacional.
4) O que explica a diversidade dos povos é o lugar que eles ocupam na linha da evolução. De acordo com Morgan, cada um desses períodos tem uma cultura distinta e exibe seu modo de vida mais ou menos especial e peculiar.
Uma das coisas que as Ciências Sociais e a Antropologia traz de mais importante para qualquer pessoa é a ideia de que nós temos a oportunidade de desnaturalizar o social e o cultural. Isso quer dizer que muita coisa que tomamos como natural, na verdade, é algo que foi construído socialmente e culturalmente
Pelo tipo de explicação do Determinismo Biológico, a afirmação é de que pessoas de aparências diferentes,