antropologia
IRLANNE MILENO DE ALMEIDA LEITE
ANTROPOLOGIA
BERTIOGA - SP
2014
IRLANNE MILENO DE ALMEIDA LEITE
CURSO DE DIREITO
ANTROPOLOGIA
.
Orientador(a): Rosemary Oliveira
BERTIOGA - SP
2014
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo, e nunca se arrepende.” (Leonardo da Vinci)
O QUE É A ANTROPOLOGIA
1- Definição
Antropologia (anthropos, homem; logos, estudo) que significa o estudo do homem. Esta ciência humanista tem por objetivo o conhecimento do ser humano, e se divide em três aspectos: Ciência social, Ciência Humana e a Ciência Natural.
De acordo com Hoebel e Frost (1981:3) a antropologia é definida como:
A ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também a disciplina humanística. (HOEBEL E FROST, 1981:3).
A ciência chamada Antropologia, firmou-se aproximadamente há cem anos, tomando seu lugar entre as ciências. No principio foi considerada como o estudo natural físico do ser humano e de sua evolução no espaço e no tempo, no entanto hoje esta ciência é reconhecida como o estudo completo do homem.
2- Objeto e Objetivo de Estudo da Antropologia
O objeto de estudo da antropologia é o homem e suas obras, afirma Marina de Andrade Marconi (2010, p. 2):
O objeto da antropologia engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais. Interessa-se, preferencialmente, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra. Atribui-se ao antropólogo a tarefa de proceder a generalizações,