antropologia
R. Com o estudo das diversidades sociais, reconhecendo que cada povo e cada grupo social têm um modo de vida específico e particular. Através da diversidade cultural, temos a oportunidade de conhecer o "outro” entendendo a sua cultura, conhecendo as diversas crenças e costumes observando e respeitando as suas diferenças e os diferenciando devido à maneira de viver.
2. Quais as relações entre as teorias de Comte, Morgan e Sumner Maine.
R. São figuras que impulsionaram a antropologia evolucionista, no estudo da origem e evolução natural da espécie humana como ser social em seus diversos estágios.
3. Descreva como aconteceu a ruptura entre Antropologia e Direito.
R. A partir do século XX acontece a ruptura entre a Antropologia e o Direito, sendo que o evolucionismo foi contestado por Franz Boas, que conceituava a cultura, porém negava a história da humanidade, dando valor a cultura cotidiana .Porém com Bronislaw Malinowski essa teoria evolucionista foi totalmente combatida de forma sistemática. Daí então a sociedade do outro passa a se refletir na sociedade do eu, mudando então seu paradigma.
4. Apresente as contribuições de Radcliffe-Brown para a Antropologia e o Direito.
R. Radcliffe-Brown contribuiu na concepção de explicar o presente através da sociedade pelo estudo do seu passado, sendo a sincronia não correlacionada com a diacronia, tendo então a Antropologia se desvinculando da História, pois nem todas as sociedades buscaram valorizar o tempo linear, sendo que a sociedade do outro passa a ser pensado com seus próprios termos.
5. Discorra sobre a crítica de Claude Lévi-Strauss.
R. As culturas não poderiam ser pensadas em termos hierárquicos e evolucionistas. Em lugar da análise, sugerem que cada cultura deve ser pensada em seus próprios termos. É o chamado relativismo cultural.
6. Caracterize como aconteceu a reaproximação entre Antropologia e Direito.
R. Com as