Gerencia de Manutenção
Visões da manutenção
Visão arcaica
O que a equipe de produção tem a ver com este processo? A manutenção existe para consertar os problemas que ocorrem na fábrica. Ela é um mal necessário que não agrega nada ao produto, apenas custo. A manutenção é um problema do departamento de manutenção, e eu preciso me preocupar com meu equipamento/processo.
Visão moderna
O processo de manutenção faz parte do processo produtivo. A manutençãp bem gerida agrega qualidade ao produto final. E com uma boa gestão é possível melhorar os custos operacionais e melhorar a disponibilidade do parque fabril/processo.
Manutenção
Todos são responsáveis e capazes de executar a manutenção. Exemplo disto, é o carro pessoal. Quase todos verificam a água do radiador, pneu, freio, etc. Isto é um tipo de manutenção preventiva, de baixa complexidade.
Conceitos
Falha: Cessação de habilidade de um elemento desempenhar a função requerida.
Defeito: Não atendimento de um requisito relacionado a um uso pretendido ou especificado.
Manutenção Corretiva: Manutenção baseada somente em consertar o equipamento quando o mesmo apresenta falha.
Manutenção preventiva: Manutenção baseada em critérios estatísticos para efetuar a intervenção no equipamento de modo a evitar uma falha ou defeito. Utiliza-se o conceito de tempo médio entre falhas para definir a periodicidade.
Manutenção preditiva: Manutenção baseada na condição do equipamento. Então baseado num histórico e análise. Monta-se a tendência de falha/defeito e programa-se intervenção. Backlog: É o tempo que a equipe de manutenção deverá trabalhar para executar os serviços pendentes, supondo que não cheguem novos pedidos ou Ordens de Serviços durante a execução dessas pendências.
Confiabilidade: Probabilidade de um sistema desempenhar com sucesso suas funções específicas, numa missão(tempo ou espaço). Dentro de condições normais de utilização e operação. Ex.: Avião decolar de Santos Dumont-RJ, as 17:00 e chegar em