Organização e Gerência de Manutenção
Manutenção- Caps. 3 e 4
Fulano
Ciclano
Capítulo 3- O Mantenedor
O profissional da Manutenção
Formação do profissional
Normalmente não existem cursos técnicos e de graduação específicos para a manutenção, apenas cursos de curta duração, seminários e alguns cursos do SENAI que se relacionam com a manutenção. O profissional é desenvolvido geralmente dentro da própria empresa, onde aprende técnicas e especializações próprias da manutenção. Após isso, ele realiza um período de estágio e está apto para se efetivar no cargo de mantenedor.
Formação do profissional
Técnicos e engenheiros recém-formados não têm uma visão ampla do campo da manutenção devido ao déficit de informações , mas isso deve ser mudado , já que a manutenção vem se tornando um setor de grande importancia para as empresas, para isso, instiuições devem se atualizar em relação aos cursos de manutenção .
Formação do profissional
Por ser um setor mais prático e menos teórico, a melhor forma de capacitar os profissionais é realizando treinamentos .
Perfil Profissional
Para ser um bom profissional, o técnico ou engenheiro da manutenção primeramente deve estar bem capacitado e saber todas as suas funções. Além disso, ele necessita ter boa formação conceitual , ser organizado e planejado, e , um dos fatores mais importantes é ter bom relacionamento interpessoal e o poder de formação e atuação em equipe.
Também são considerados o espírito de colaboração, ser criativo, ter iniciativa ,ser autocrítico e motivador.
Funções técnicas - Supervisor
Profissional que requer experiência industrial, visão conceitual e experiência administrativa. Deve ter amplos conhecimentos praticos e conceituais, além de ter um bom relacionamento com profissionais subordinados. Funções técnicas - Supervisor
Formação acadêmica: Engenheiro eletricista ou mecânico/Administração de empresas/ Especialização em Gerenciamento da