Gerencia da manutenção
TAGUEAMENTO significa etiqueta de identificação. Tagueamento nas indústrias de transformação representa a identificação da localização das áreas operacionais e seus equipamentos.
TAGUEAMENTO
O tagueamento é a base da organização da manutenção, com eles conseguimos planejar e programar a manutenção de uma forma mais rápida, além de conseguirmos extrair informações por tag, como números de quebra, disponibilidade, custos, obsolescência, etc. E também é possivel o mapeamento da unidade fabril.
TAGUEAMENTO
Uma empresa de médio porte poderá optar por cinco níveis de Tag para a estrutura de seu tagueamento, sendo o nível mais alto reservado para as Gerências; o segundo as áreas destas; o terceiro aos sistemas; o quarto aos aglutinadores, e por último a posição dos equipamentos.
NIVEIS DE TAG
FLUXOGRAMA DE UMA CERVEJARIA
TAG – NÍVEL 1(Gerências)
Observando o processo de fabricação da cervejaria, podemos dividi-la em três gerências operacionais: GC – Gerência de Cerveja GU – Gerência de Utilidades GE – Gerência de Envase
TAG – NÍVEL 1(Gerências)
• GC – Beneficia as matérias-primas, processandoas e fornecendo ao final cerveja pilsen filtrada. • GU – Produz insumos necessários para o processo de fabricação da cerveja, e para o seu envase. Os insumos são vapor, ar comprimido, amônia, água cervejeira e gás carbônico. • GE – Responsável pelo acondicionamento do produto final, que, no nosso caso, serão garrafas de vidro de 600ml.
TAG – NÍVEL 1(Gerências)
Cada um desses macroprocessos subdividem sua atuação em várias etapas, na qual podemos determinar as áreas das gerências.
TAG – NÍVEL 2(ÁREA)
O tag nível 2 será formado por três letras indicando a área, e três dígitos, o primeiro da esquerda para a direita, indicando a fase do projeto; como a cervejaria X não expandiu suas instalações, este dígito será 0. Os dois digitos seguintes serão a Unidade de Propriedade. UP – A sua função será análoga ao CEP usado nos