Resumo teoria de administração
Administração significa, efetivamente, a capacidade que um indivíduo ou um determinado grupo de pessoas e que atuam em uma determinada organização possuem para transformar uma determinada quantidade de recursos – normalmente escassos – em produtos e serviços que gerem renda ou riqueza para esta mesma organização.
O planejamento, a organização, o controle e a direção são, de fato, os conceitos fundamentais que, a partir de sua aplicação, podem e devem se transformar em ferramentas eficientes e eficazes na realização de qualquer esforço
A Administração Científica fins do século XIX e início do século XX
Administração Científica, buscou solucionar os problemas e ampliar o ganho de produtividade a partir de um enfoque maior nas tarefas.
Consolidação dos postulados científicos voltados especificamente para a produção em massa e a consequente geração de riqueza material.
O contexto desta administração foi a era industrial, determinada pela geração e acúmulo de riquezas materiais a partir da elevação constante e sistemática da quantidade de bens produzidos e comercializados pelas diferentes organizações que atuam no[s] mercado[s]. Essa dinâmica jamais foi abandonada por qualquer empresa ou pessoa a partir de seu aparecimento histórico e, apesar de, ao longo do século XX ter incorporado novos elementos, o objetivo das organizações continua praticamente o mesmo.
Taylor: Teoria Científica - O senhor do tempo
Ele fez a alegria dos patrões e a tristeza dos operários.
O cronômetro, Ele começou a cronometrar o tempo gasto por trabalhadores em cada uma de suas ações
Depois de padronizar todos esses movimentos, ele era capaz de prever quanto um bom operário demoraria para terminar seu serviço.
Empregados, começaram a dar o máximo de si
Houve um enorme aumento da produtividade.
O primeiro grande “guru” da administração de empresas.
O problema é que, acabou eternizado como um