Resumo das Teorias de Administração
Temas: 1- Administração Científica (pg 2) 2- Teoria Clássica e Neoclássica (pg 3) 3- Teoria das Relações Humanas (pg 4) 4- Teoria da Burocracia (pg 4) 5- Teoria Estruturalista (pg 5) 6- Teoria Comportamental (pg 5) 7- Teoria da Contingência (pg 6) Conclusão (pg 6)
Nome do Aluno: Bruno Morandim Nogueira R.A: 521.148
Tema 1: Administração Científica
Esta teoria teve como origem a Revolução Industrial, que abordava um novo sistema produtivo, a industrialização, que seria a existência de maquinas rudimentar e a fraca habilidade dos trabalhadores de manejar as máquinas. Com a evolução das maquinas, achava-se que haveria um aumento na facilidade da produção da indústria e com isso empregavam-se mais trabalhadores. Porem esses trabalhadores, não era qualificado e agora possuíam uma tarefa simplificada. A tentativa de unir a mão de obra qualificada e a substituição dos métodos rudimentares de trabalho por métodos científicos foi ai então que surgiu o nome de organização cientifica de trabalho.
Taylor foi o primeiro a fazer a abordagem científica do trabalho, este constatou que a produtividade era baixa então concluiu que sendo o operário responsável pela organização do seu trabalho sem receber qualquer orientação, perde muito tempo e verificou que os trabalhadores que realizavam trabalho suplementar não recebia qualquer contrapartida, não tendo assim motivação para aumentarem a produção.
TEMA 2: Teoria Clássica e Neoclássica
Teoria Clássica:
Após o século XX, começou a se observar que havia a necessidade de organização das fábricas, para que assim o rendimento aumentasse e o lucro também. Buscava-se a eficiência das organizações, percebeu-se que ficando