Gerência de manutenção
Falando em faturamento, lucro e custos, é preciso que cada um conheça, pelo menos, o faturamento e o custo de sua empresa, além do custo de manutenção. O custo de manutenção representou 4,11%, na média, entre 1995 e 2011. Apesar de ser importante continuar reduzindo os custos de manutenção, é preciso dar prioridade ao aumento da disponibilidade e da confiabilidade, já que estes fatores estão intimamente ligados ao faturamento e representam 95,8% da equação Faturamento/custo.
Por esse motivo, uma redução de custo na manutenção, se mal conduzida, pode levar a significativas perdas de disponibilidades, confiabilidade, segurança e conseqüências ambientais, que irão afetar negativamente o faturamento, o lucro da organização e, até mesmo, produzir desgastes na imagem. Uma redução exagerada de custos hoje pode representar um passivo significativo pela degradação dos ativos.
A filosofia TPM, criada pelo JIPM (Japan Institute of Plant Management, Instituto Japonês de Gerenciamento de Indústrias), pode ser definida como um conjunto de métodos destinados a garantir que cada máquina de um processo de produção seja sempre capaz de realizar as tarefas necessárias com a máxima eficácia possível.
Mesmo com o sucesso do emprego do TPM em outros segmentos, poucas gráficas brasileiras aplicam o método em suas plantas