contabilidade
A análise de balanço começa onde termina a contabilidade, o contador tem a preocupação de apenas registrar as operações, ou seja, de disponibilizar os dados para que os analistas de balanço possam extrair informações para poderem analisar como se encontra a situação geral da empresa como um todo, para isso é extremamente necessário que as informações obtidas pelo analista sejam de boa qualidade,pois o grau de excelência da Análise de Balanço depende dessa condição.
BALANÇO PATRIMONIAL
O balanço está dividido em dois grandes grupos: ativo e passivo.
Constam do ativo todos os recursos colocados à disposição da empresa para que ela exerça sua atividade, e são classificados em ordem com a extensão de tempo que normalmente se leva para convertê-los em caixa. No passivo estão arroladas as obrigações da empresa para com terceiros, classificadas em ordem de exigibilidade – fornecedores, empregados (salários, férias, etc.), governos (impostos) – e para com seus sócios.
As “dívidas” da empresa para com seus sócios (acionistas ou quotistas) são a razão pela qual o Patrimônio Líquido figura na coluna do passivo. O Patrimônio Líquido é o dinheiro que os sócios colocaram na empresa – o capital social – e, portanto, ele não pertence à companhia, mas sim ao sócio. Ela possui, na realidade, os itens que estão enumerados na coluna de ativos ( caixa, estoques, clientes, imobilizado, etc.). Esses são bens e