Antropologia
O determinismo biológico é a doutrina que afirma que o comportamento humano está ligado às suas características biológicas. No entanto os antropólogos refugam essa doutrina pois estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. A espécie humana, por exemplo, se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. A antropologia demonstra que muitas atividades exercidas por mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra. Assim, qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica. O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que se chama endoculturação.
2) O que é Determinismo geográfico e porque a Antropologia critica esta explicação sobre a diversidade cultural?
O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Contudo, não é possível admitir essa ideia da “ação mecânica das forças naturais sobre a humanidade puramente receptiva”. A posição moderna da antropologia é que a “cultura age seletivamente” sobre seu ambiente, e não casualmente. Assim, as diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente.
3) O que é Evolucionismo Cultural e porque a Antropologia critica esta explicação sobre a diversidade cultural?
O evolucionismo cultural supõe a existência de uma única marcha no progresso da humanidade à qual todos os povos estariam submetidos. Desse modo, estudar os “povos primitivos” seria algo como uma visita ao nosso próprio passado, como