antropologia
As teorias antropológicas possuem três enfoques concepção essencialista, a naturalista, a histórico-social.
Antropologia cientifica pode ser física ou cultural. A física estuda a evolução humana,acultura estuda diferentes culturas,estrutura do poder.
Antropologia filosófica:estuda o conceito que o ser humano tem dele mesmo “o que é o ser humano” a concepção essencialista busca a essência que caracteriza cada coisa.
Sacrates desenvolve o método do questionamento.
Diz que o professor auxiliar o reconhecimento já existente em cada um de nós.
Plantão afirma que a educação ajuda o ser humano a superar sua existência emperica.
Aristóteles encontra três formas que fazem o homem ser bom e datado de qualidades morais a natureza, o hábito e a razão.
Formas de Aquino afirma que a educação forma no indivíduo para a fé e a vida após a morte.
Século xviii inaugura uma nova filosofia.
Descartes e sua concepção sobre a relação corpo e espírito.franeis bacon afirma “saber é poder”.concepção historia social segue diversas vertentes desde Rosseau (seu percussor)passando por Hegel e marx.
Epistemologia-teoria do conhecimento
Teoria do conhecimento deriva de nossas sensações anteriores a qualquer experiência ou seja o que é verdade ou falsidade.
Descartes passa a ver a realidade do mundo como um problema ,o que permite conhecer o verdadeiro. Dessas indagações derivam duas tendências racionalismo e o empirismo racionalismo seu maior expoente foi descartes e o empirismo Locke e hume, valorizam o processo do conhecimento.
Descartes em busca de uma verdade que nãopudesse ser posta em dúvida,chega a verdade indubitável “penso,logo existe”.
O empirismo segue outro caminho Locke critica as ideias de descartes e diz a alma e uma tabua rasa sem inscrição,o conhecimento só começa após a experiente sensível.
O positivismo e oempirismo fundamentam a tendência naturalista marcando o inicio das constituições das ciências humanos como a sociologia,