Política Cambial
Relacionada ás contas externas do país, ultilizada como instrumento a taxa de cambio. Por meio desse instrumento, o governo controla o balanço de pagamentos do país. Assim como a politcia monetária, o banco central é responsável pela política cambial no brasil.
Taxa de cambio: É uma medida de convenção para conhecer o valor em moeda nacional de determinado bem/servico q possui o preco em moeda estrangeira.
1. Exportacao : Essa transção econômica significa a compra de bens e serviços nacionais por agentes econômicos estrangeiros.
2. Importacao : Ao contrario da exportação, refere-se á compra de bens e serviços produzidos fora do pais.
Taxa de cambio fixa : Nesse regime cambial é fixada pelo governo ( Banco Central). De acordo com as necessidade da política econômica, a taxa de cambio tera seu valor fixado.
Taxa de cambio flutuante : O valor da taxa de cambio é definido pelo jogo entre oferta e demanda por moeda estrangeira, ou seja sem a interferência do banco central.
Porem, existe uma variação do cambio flutuante, a flutuação suja onde a taxa de cambio é determinada pelo mercado, mas o banco central pode atuar no mercado comprando ou vendendo moeda estrangeira, de acordo com os objetivos a serem alcançados. (ele interfere de maneira indireta).
O mercado de divisas é caracterizado pela existência de agentes querendo demandar ou ofertar moeda estrangeira. ``Dessa forma, ele interfere de maneira indireta na determinação da taxa de câmbio. Caso considere o valor da taxa de câmbio baixo, o Banco Central entra no mercado comprando dólares (para aumentar a cotação). Ocorrendo o contrário, uma cotação alta do câmbio, o Banco Central vende dólares no mercado (objetivando diminuir a cotação).
O mercado de divisas é caracterizado pela existência de agentes querendo demandar ou ofertar moeda estrangeira. Na demanda por divisas, encontramos os indivíduos que necessitam de moeda estrangeira para realizar uma determinada transação