politica cambial
Instituto de Economia
Alex Cerqueira Pinto
Os Impactos da Política Cambial Recente no Brasil, o Câmbio como Mecanismo Financeiro e o Risco de Desindustrialização.
Campinas
2011
Alex Cerqueira Pinto
Os Impactos da Política Cambial Recente no Brasil, o Câmbio como Mecanismo Financeiro e o Risco de Desindustrialização.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à
Graduação do Instituto de Economia da Universidade
Estadual de Campinas para obtenção do título de
Bacharel em Ciências Econõmicas, sob orientação da
Profª Dra Maryse Farhi
Campinas
2011
ii
“Dedico este trabalho em especial para a minha mãe, por toda a força que ela me deu todos esses anos, sua intensa participação nos meus estudos e por tudo que ela representa para mim”.
iii
AGRADECIMENTOS
Agradeço a toda minha familia por todo o apoio que me deram todos esses anos de estudo. Agradeço aos meus colegas de classe e agora colegas de profissão.
Agradeço também a meu professores e orientadores por toda a sabedoria a mim transmitida. E agradeço em especial a minha namorada que durante todos os anos da minha graduação esteve ao meu lado me dando apoio e toda a força para que tudo desse certo.
iv
RESUMO
O objetivo deste trabalho é explicitar os impactos da política cambial no Brasil, sendo ela relevante na condução da política econômica que veio ser adotada pós Plano Real. Adotou-se diferentes políticas cambiais no período pós Plano Real, primeiramente em 1994 a 1999 foi utilizado o regime de câmbio administrado e, a partir de janeiro de 1999, câmbio flutuante.
Faremos uma breve explicação sobre o que é o câmbio, a que se refere e como se aplica uma política cambial. Em seguida, discutiremos a adoção do câmbio flutuante no Brasil como parte da estratégia de estabilização do plano Real a adoção do regime de metas de inflação. Veremos as operações de câmbio como operações financeiras tanto dos agentes