radioatividade
OQUE É RADIOATIVIDADE ?
A radioatividade é um fenômeno que acontece de maneira natural ou artificial, isso ocorre através de elementos encontrados na natureza quando se da por processo natural pode ser encontrada em crosta terrestre, águas subterrâneas, raios cósmicos entre outros. A radioatividade química artificial ocorre quando existe transformação nuclear manuseada por homens e proveniente disso surge a união dos átomos, algumas combinações de elementos químicos libera a energia radioativa surgindo uma transformação de um núcleo instável causando uma desintegração nuclear. A radioatividade foi descoberta no século XIX com a ideia predominante que a matéria continha átomos muito pequenos, porém com a constatação da existência de partículas ainda menores que o átomo a pesquisa em cima dessa confirmação foi evoluindo até surgir à primeira radioatividade em laboratório. Para saber mais sobre radioatividade química confira os próximos tópicos. QUEM DESCOBRIU A RADIOATIVIDADE ?
A radioatividade foi descoberta pelo físico francês Antoine Henri Becquerel no século XIX, em 1896. QUAIS OS TIPOS;
A radioatividade química de um núcleo emite radiações diferenciadas que tem a finalidade de separar o campo magnético do campo elétrico. Essas radiações diferenciadas ganham o nome de Alfa, Beta e Gama. A radiação Alfa contem partículas carregadas de dois prótons e dois nêutrons se caracterizando com átomos de hélio e apresenta carga positiva. Já a radiação Beta possui são elétrons com cargas negativas. Os raios Gama contem onda de radiação variável e possuem carga e massa nulas emitindo calor com capacidade ionizar e conduzir a corrente elétrica. Essas radioatividades são invisíveis aos olhos humanos e cada uma delas possuem relevância e importância no campo Magnético.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS ?
Quando atingido pela radiação é impossível perceber imediatamente já que, diferente de uma bala de revólver, por exemplo, cujo efeito é