Antropologia
Discentes:
Domitilia Amaro nº 4776
Dora Costa nº 9885
Eva Molho nº 9893
Fernanda Gamito nº 10026
Susana Gancinho nº 9929
Vera Figueiredo nº 4782
Serviço SociaL-1º Ano Pós-Laboral
Unidade Curricular: Antropologia II
Docente: Patrícia Hermozilha
Junho de 2011
Indice
Indice 2 Introdução 3 Globalização 4 Conclusão 10 Bibliografia 11
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Antropologia II, do curso de Serviço Social. O tema do trabalho é "A Globalização"
Ao elaborar o seguinte trabalho, pretendemos dar a conhecer e consequentemente permitir uma melhor compreensão do tema Globalização. Tomaremos por objectivo referir de forma mais clara e concisa possível, o que é pertinente abordar no que respeita à Globalização.
Assim, esperamos trazer alguns esclarecimentos sobre um tema que já todos ouvimos falar, embora por vezes sem o compreendermos muito bem.
Globalização
A Globalização define-se como um processo económico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas de todo o mundo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transacções financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global encaixa-se neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que tornam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e económicas de forma rápida e eficiente.
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora dos seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na electrónica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais regionais, a comunicação entre culturas populares locais e uma cultura de massa supostamente "universal", entre outros.
O processo de Globalização divide-se em três etapas: * A primeira