Karl marx
Karl Marx fou um economista, filósofo e socialista alemão. Nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Em 1843, mudou-se para Paris, editando em 1844 o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, órgão principal dos hegelianos da esquerda. Entretanto, rompeu logo com os líderes deste movimento, Bruno Bauer e Ruge.
CONCLUSÃO
Marx tinha seu pensamento voltado contra o regime capitalista, pois para ele esse sistema eram falho, pelo simples fato de haver uma desigualdade no meio da sociedade, Marx entendia que para nivelar o patamar da sociedade o país teria que sofrer uma grande mudança em diversas partes do setor econômico, mas isso poderia causar futuramente uma quebra no próprio sistema econômico do país.
Ainda que não dizia abertamente Marx achava que o socialismo era o que mais poderia contribuir em questão ao desenvolvimento social.
Desevolvimento
KARL MARX nasceu em Treves, na Prússia, em 1818. Era filho de um advogado judeu convertido ao protestantismo. Foi filósofo, historiador, economista e jornalista. Deixou numerosos escritos como "Manuscritos econômicos e filosóficos", "0 18 Brumário de Luís Napoleão", "Contribuição à crítica da economia política", "0 Capital", e, em conjunto com Engels, "A Ideologia Alemã", "Manifesto Comunista", entre outros. Segundo Engels, as duas grandes descobertas cientificas de Marx foram: a concepção do materialismo histórico e a teoria da mais-valia. Ativista político fundou e dirigiu a Primeira Internacional Operária, de 1867 a 1873. Em 1843, exilou se em Paris e posteriormente em Bruxelas e em Londres, onde morreu em 1883.