Prensas e similares
PRENSAS E SIMILARES
PRENSAS: São maquinas ferramentas utilizadas para conformar, moldar, cortar, furar, cunhar e vazar peças.
Tipos de Prensas: • Mecânicas excêntricas de engate por chaveta ou acoplamento equivalente.
Têm como características o curso limitado, energia constante e força variável do martelo em função da altura de trabalho.
Podem ter o corpo em forma de “C” ou em forma de “H”, com transmissão direta do volante ou com redução por engrenagens, com mesa fixa ou regulável, horzontal ou inclinada.
Este é o tipo de prensa mais utilizado no Brasil, por seu menor custo e baixa complexidade construtiva, sendo largamente encontrada em estamparias onde são requeridos maior precisão.
Os sistemas de segurança a serem adotados são: Enclausuramento com proteções fixas havendo a necessidade de troca frequente de ferramentas com proteções móveis dotadas de intertravamento com bloqueio. A operação só deve ser feita com ferramentas fechadas.
Prensa mecânica desprotegida Prensa mecânica protegida.
[pic] [pic]
• Prensas mecânicas excêntricas com freio ou embreagem.
A PMEFE também têm como características o curso limitado, energia constante e força variável do martelo em função da altura de trabalho. Podem ter o corpo em forma de “C” ou em forma de “H”, com transmissão direta do volante ou com redução por engrenagem, com mesa fixa ou regulável, horizontal ou inclinada.
O uso
Estampagem de peças metálicas para indústria automotiva, fabricação de utensílios domésticos, etc.
Riscos envolvidos ou possíveis falhas.
• Sem os equipamentos de segurança pode funcionar ou repicar sem o comando do operador. • Quebra dos parafusos esféricos fazendo o martelo descer. • O estampo pode cair e atingir os membros do operador. • As prensas podem ter mais de 4 metros de altura. Nesses casos, quando o mecânico ou eletricista necessitam fazer a manutenção não têm onde pisar ou