antropologia
Aluna: maria
Marx : Mais valia ,Fetiche e Alienação
Manaus-AM
2013
IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Curso técnico de nível médio em meio ambiente concomitante
Marx : Mais valia ,Fetiche e Alienação
Manaus-AM
2013
Introdução
A teoria marxista conduz à desmitificação do fetichismo da mercadoria e do capital. Desvenda-se o caráter alienado de um mundo que as coisas como pessoas e as pessoas são dominadas pelas coisas que elas próprias criam.
O modo de produção capitalista se afirma à medida que dispensa os processos da acumulação originária e difunde processos específicos de exploração e valorização, que conduzem à produção da mais-valia.
Karl Marx (1818-1883)
Karl Heinrich Marx foi o terceiro dos 7 filhos de uma família de judeus de classe media em Trier, Alemanha. Estudou em Bonn, Berlim e Lena.
Em 1842 mudou-se para Paris onde conheceu Friedrich Engels, seu companheiro de ideias por toda a vida Mudou-se para Londres onde se dedicou ao estudo das relações econômicas. Durante toda a vida manteve uma intensa produção acadêmica e envolvimento político. Suas ideias eram relativamente pouco conhecidas em vida, mas tornaram-se muito famosas após sua morte, em 1883.
Suas obras mais importantes incluem: O capital, Manifesto do partido comunista, Para a crítica da filosofia política
Principais ideias de Marx
Materialismo histórico
A tese do materialismo histórico é de que as formas assumidas pela sociedade ao longo de sua história dependem das relações econômicas predominantes em certas fases dela.
A personalidade humana é constituída intrinsecamente (em sua própria natureza) por relações de trabalho e de produção de que o homem participa para prover às suas necessidades. A “consciência” do homem (suas crenças religiosas, morais, políticas, etc.) é resultado dessas relações, e não seu pressuposto. Essa diferenciação pode ser melhor entendida na