crimes sexuais
Neste trabalho temos como objectivo esclarecer as dúvidas existentes nos nossos alunos sobre a temática a violência.
2. CRIMES SEXUAIS
Hoje em dia, os crimes sexuais são cada vez em maior número e difíceis de resolver. Para além do aumento destes crimes, a sua maioria são ocultados devido às consequências que as denúncias podem trazer.
Acima de tudo, os crimes sexuais, como é o caso do abuso sexual e do abuso sexual infantis, são problemas sociais e que requerem atenção.
Dentro dos crimes sexuais temos:
2.1 Violação/Abuso sexual
2.2 Abuso sexual infantil
2.1 Violação/Abuso sexual
O que é?
O abuso sexual implica uma série de práticas sexuais onde há a depreciação de alguns pressupostos necessários que têm de ocorrer para que seja considerado como tal, tais como a falta de consentimento (que pode ser explícito, no caso de adultos, ou implícito, no caso de menores) e uso da violência (física ou moral).
O abuso sexual é definido como qualquer atividade sexual entre duas pessoas sem que haja um consentimento de alguma delas. O abuso sexual pode ocorrer entre adultos, um adulto e um menor ou entre menores.
2.1.1 Tipos de abuso sexual
Existem vários tipos de abuso sexual e em todos eles, há necessidade de tratamento tanto dos abusadores, como das vítimas. Acontece, por vezes, que a vítima poderá se tornar mais tarde num abusador.
2.1.2 Abuso sexual infantil / Pedofilia
A pedofilia é um transtorno, onde a pessoa apresenta fantasia e excitação sexual intensa com crianças púberes, envolvendo sentimentos de angústia e sofrimento. O abusador tem de ter, no mínimo, 16 anos de idade e ser pelo menos 5 anos mais velho que a vítima. A grande maioria dos abusadores são homens, mas suspeita-se que os casos de mães abusadoras sejam mais do que aquelas que se conhecem.
As causas do abuso são variáveis, o abusador normalmente justifica os seus atos, afirmando que está a oferecer à criança oportunidades de