antropologia
Resultado final : 2
ANTROPOLOGIA CULTURAL
1. Segundo os antropólogos, cultura consiste em
abstrações (aquilo que se encontra no campo das ideias, da mente ? acontecimentos não observáveis, não concretos, não sensíveis). comportamento (modo de viver comum de um determinado grupo humano). ideias (concepções mentais de coisas abstratas ou concretas ? crenças religiosas, míticas, científicas etc.). ideias (crenças religiosas, míticas, científicas), abstrações (acontecimentos não concretos) e comportamento (modo de viver comum).
2. OBSERVE ABAIXO:
O Valhala, na mitologia nórdica e escandinava, era a habitação dos deuses e dos heróis mortos em combate. Estava situado no paraíso escandinavo. Ali os heróis mortos combatiam todos os dias mas, ao meio-dia, ressuscitavam, cicatrizando também todas as feridas dos combatentes. Ajudados pelas Valquírias, eles se lavavam em hidromel, que brotava dos úberes da cabra Heidrum. A seguir participavam de um lauto banquete presidido por Odin, durante o qual as Valquírias serviam, aos heróis, hidromel e cerveja, dentro de crânios de inimigos mortos por eles. As Valquírias, que significa “que escolhem os mortos”, eram nove louras, virgens guerreiras, auxiliares de Odin, companheiras de combate. Sobrevoavam os campos de batalhas, cavalgando em lindos corcéis, usavam elmo e portavam lança e escudo. Escolhiam e transportavam os heróis mortos para o Valhala [...] (Mitologia Nórdica. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2008.).
Esse trecho da mitologia nórdica mostra que:
a mitologia retrata a realidade de um certo grupo. Os povos denominados bárbaros eram guerreiros por excelência. os povos bárbaros criavam os seus mitos tão-somente como uma maneira de demonstrar a sua intelectualidade e seu avanço literário. os povos bárbaros criavam mitos por medo de lutar: a esperança de um paraíso pós-morte amenizava o temor. os povos bárbaros eram menos evoluídos, pois acreditavam em deuses