fontes energeticas renovaveis
A aposta nas Energias Renováveis como Energia Hídrica, Energia Hidroelétrica, Energia dos Oceanos, Energia Eólica, Energia Solar, Energia da Biomassa e Energia Geotérmica, Para além dos evidentes benefícios de natureza ambiental, são também susceptíveis de beneficiar a economia, gerando novas empresas, novas atividades econômicas e, em última análise, criando emprego. As energias renováveis são de um modo geral, exploradas em unidades de pequena dimensão, à escala local ou regional, razão pela qual contribuem para a fixação das populações, nomeadamente nas zonas rurais do interior do país.
Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis A primeira vantagem da maior parte dos recursos energéticos renováveis é que não produzem emissões de gases de efeito de estufa, ao contrário do que acontece com os combustíveis.
No entanto, alguns sistemas de energias renováveis geram problemas ecológicos particulares. Assim, as primeiras turbinas eólicas estavam perigosas para as aves, como as suas lâminas giravam muito rapidamente, enquanto as hidroelétricas podem criar barreiras à migração de certos peixes, um problema grave em muitos rios do mundo (nos rios na região noroeste da América do Norte que desembocam para o Oceano Pacífico, a população de salmão diminuiu drasticamente).
Um problema inerente à energia renovável é o seu caráter difuso, com exceção da energia geotérmica, que, no entanto, só está disponível quando a crosta é fina, como as fontes quentes e géisers.
Uma vez que algumas das fontes de energia renováveis proporcionam uma energia de uma relativamente baixa intensidade, distribuídas em grandes áreas, são necessários novos tipos de "centrais" para transformá-los em fontes utilizáveis. Para 1.000 kWh de eletricidade, consumo anual per capita nos países ocidentais, o proprietário de uma casa localizada em uma zona nublada da Europa tem de instalar oito metros quadrados de painéis fotovoltaicos (supondo um rendimento médio de