Fontes energéticas renováveis
Redução do uso dos combustíveis fósseis e uso de energias renováveis
Introdução
Recursos naturais são aqueles materiais providos pela natureza, como florestas, minerais, solo, água e vida selvagem. Eles não podem ser criados ou manufaturados como outros produtos feitos pelo homem, por exemplo, o plástico. A principal causa de preocupação é que nossas reservas naturais estão sendo depredadas rapidamente (em demasia) em função do crescimento populacional e do excesso de uso dos nossos recursos. A exploração desmedida das reservas de energia naturais – petróleo, carvão e gás natural – é preocupante, não somente pela questão ambiental, pois os gases liberados pela queima dos combustíveis fósseis são tóxicos e poluentes, mas também pelo esgotamento rápido dessas reservas, o que pode gerar uma crise energética e, logo econômica, no mundo inteiro. Essa preocupação com o futuro da matriz de energia mundial acarretou em mudanças na matriz energética de muitos países, os quais procuram um maior equilíbrio e independência desses recursos não renováveis.
Panorama Mundial
Combustíveis fósseis são materiais que são resultado de um processo muito lento de decomposição de restos de plantas e de animais. O nome "fóssil" surge pelo tempo que demora sua formação, vários milhões de anos. Estes recursos que agora se utilizam foram formados há aproximadamente cerca de 65 milhões de anos.
O esgotamento dos recursos naturais em nosso planeta, assim como o aquecimento global, tem ocupado cada vez mais espaço na pauta de acordos e iniciativas por parte de organismos internacionais, governos e a sociedade civil.
Segundo a AIE (Agência Internacional de Energia), caso não se reduza a média de consumo registrada nas últimas décadas, as reservas mundiais de petróleo e gás natural devem se esgotar em 100 anos, e as de carvão, em 200 anos. A utilização desses recursos naturais, que são combustíveis