Matrizes Energéticas
A análise da matriz energética é fundamental para a orientação do planejamento do setor energético, que deve garantir a produção e o uso adequado da energia produzida, onde uma das informações mais importantes adquiridas é a quantidade de recursos naturais que está sendo utilizada, para saber se esses recursos estão sendo feitos de forma racional.
O petróleo e seus derivados têm a maior participação na matriz brasileira, o carvão mineral, assim como o petróleo são fontes não-renováveis e altamente poluentes. No Brasil, as fontes não-renováveis representam aproximadamente mais da metade da matriz energética, já a média mundial é bem mais elevada, com mais de 80% de participação de fontes não-renováveis.
Especialistas fazem a estimativa que o petróleo continuará a dominar a matriz energética mundial até cerca do ano 2060.
Matriz Energética Brasileira
A matriz energética brasileira é comporta por recursos renováveis, biocombustível, como madeira e álcool, hidrelétricas, carvão mineral, gás natural, urânio, petróleo e derivados.
O Brasil possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo industrializado, graças aos seus recursos hídricos, biomassa e etanol, e também graças à energia eólica e solar.
Nos últimos anos, todos os países do mundo são desafiados a ampliar a capacidade de produção energia, mas, com a implantação de matriz energética limpa e sustentável, capaz de respeitar o meio ambiente. Porém, o que é matriz energética? matriz energeticaA matriz energética é conceituada como o conjunto de fontes de energia possíveis de serem extraídas e distribuídas à sociedade e às principais regiões industriais, urbanas e rurais de um país. Dentre as matrizes podemos