A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA E A ATUAL CRISE ENERGÉTICA
A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA E A ATUAL CRISE ENERGÉTICA
JUAZEIRO DO NORTE – CE
2015
1. INTRODUÇÃO
As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.
Segundo Tolmasquim, a matriz energética brasileira, é uma das mais limpas do planeta, quase metade da energia consumida aqui é renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto prazo. A energia hidroelétrica é um elemento diferencial da matriz energética brasileira. Ela é a principal fonte de geração de eletricidade no país e, em 2010, respondeu por 81% do total produzido.
Sendo a energia hidroelétrica a principal fonte de energia do país, a falta de água combinada à baixa produção de energia geraram o corte de fornecimento em diversos estados, gerando a atual crise energética.
2. MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
A matriz energética de um país pode ser compreendida como o conjunto de todos os tipos de energias geradas e consumidas por uma nação. Segundo Fragmaq, o Brasil embora seja o país que utilize mais energias renováveis, ainda é, curiosamente, um país que utiliza também muito petróleo em seu modelo energético, sendo a principal fonte de energia para veículos automotivos em circulação no país.
Mesmo com o intenso uso de petróleo em seu modelo energético, o Brasil está em processo de desenvolvimento de diversas formas de energias renováveis para suprir a utilização de fontes poluentes.
A capacidade instalada de geração no sistema elétrico brasileiro em Maio de
2015 segundo o Ministério de Minas e Energia atingiu 136.776 MW. Em comparação com o mesmo mês em 2014, houve expansão de 2.914 MW de geração de fonte hidráulica, de 1.870 MW de fontes térmicas e de 2.918 MW de geração eólica, considerando os Ambientes de Contratação Regulada e Livre (ACR e ACL).
Fonte: